Na disputa pelo Senado, Pernambuco poderá ter os deputados federais Jarbas Vasconcelos, Mendonça Filho, Eduardo da Fonte e Silvio Costa, bem como o deputado estadual André Ferreira. Para o governo, além dos senadores Armando Monteiro e Fernando Bezerra Coelho, os nomes de Mendonça Filho e de Fernando Filho estão sendo lembrados para a empreitada. Apenas Humberto Costa deverá fazer caminho inverso, quando abdicará de ser senador para tentar um mandato de federal.
No plano municipal do Recife, muitos vereadores de mandato estão avaliando disputar mandato esse ano. Davi Muniz, Aline Mariano, Antonio Luiz Neto, Wanderson Florêncio, Jayme Asfora, Marco Aurélio e Romero Albuquerque tentarão mandatos na Alepe. Já a vereadora Marília Arraes sonha com o Palácio do Campo das Princesas, mas não descarta ser candidata a deputada federal. Outro que tentará mandato em Brasília é André Regis.
Da bancada estadual que saltará para a Câmara dos Deputados, teremos Silvio Costa Filho e Ossesio Silva, Eriberto Medeiros e Henrique Queiroz, que considera tentar mandato em Brasília, os demais serão candidatos a reeleição porque não se sentem seguros para dar o salto este ano. O caso mais emblemático foi o de Lucas Ramos, que cogitava tentar mandato em Brasília mas terminou recuando.
A tentativa nem sempre é garantida neste salto, e precisa ser feita com bastante solidez. Em 2014 por exemplo, somente André Ferreira e Priscila Krause lograram êxito na empreitada de sair da Câmara Municipal para a Alepe, já para federal apenas João Fernando Coutinho, Adalberto Cavalcanti, Daniel Coelho e Betinho Gomes conseguiram dar o salto. Portanto, muitos que estão sonhando em mudar de ares precisam estar atentos que não é nada fácil fazer esse movimento sem estar preparado para a empreitada. (por Edmar Lyra)