Os caminhos do MDB de Pernambuco …

O MDB de Pernambuco realizou no último sábado sua convenção que reconduziu o deputado federal Raul Henry na presidência do partido, e durante o evento ficou evidente o clima de harmonia e unidade entre os grupos dos senadores Fernando Bezerra Coelho e Jarbas Vasconcelos, porém é preciso avaliar qual será o caminho adotado pelo partido em Pernambuco tanto em 2020 quanto em 2022.

O senador Jarbas Vasconcelos foi eleito pela Frente Popular em 2018 mas desde a formação do segundo governo Paulo Câmara há rumores de que ele poderá liderar um rompimento com o PSB, pois existe uma certa insatisfação dos jarbistas com o tratamento dispensado pelas gestões do partido tanto no Recife quanto em Pernambuco.

Já o senador Fernando Bezerra Coelho foi eleito em 2014 pela mesma Frente Popular, sendo que pelo PSB, porém desde 2017 oficializou seu rompimento com o governador Paulo Câmara tendo apoiado Armando Monteiro para o governo em 2018. Fernando inclusive ingressou no MDB acreditando em disputar o Palácio do Campo das Princesas, fato que não se concretizou.

Raul Henry, por sua vez, foi eleito vice-governador em 2014 na chapa de Paulo Câmara, e desde que assumiu o mandato como deputado federal que tem sido visto cada vez mais distanciado do PSB, o que em 2018 era algo praticamente impensável. Com os três principais nomes do MDB sintonizados, que foi o grande destaque da convenção do partido, é preciso saber qual caminho será adotado em 2020 e em 2022, que poderá significar a volta de Fernando Bezerra Coelho para a Frente Popular ou o rompimento de Jarbas Vasconcelos e Raul Henry com o PSB, outro caminho não tem como acontecer. (Edmar Lyra)