Em 1765, um empregado de mesa chamado Dossier Boulanger abriu uma casa de comida em Paris e pendurou a seguinte placa:
“Venite ad me vos qui estomacho laboratis et ego restaurabo vos”
Não eram muitos os parisienses que no ano de 1765 sabiam ler francês e muito menos latim, mas aqueles que podiam sabiam que Boulanger, o proprietário, dizia: “Vinde a minha casa homens de estômagos cansados que eu os restaurarei. “
A frase foi tão bem sucedida que desde então todas as casas de comida do mundo são chamadas de “restaurantes”. Além da deliciosa gastronomia que se tornou famosa em toda a França, Boulanger encantava os seus clientes com deliciosas sobremesas preparadas por ele próprio e devido à fama da sua pastelaria Boulanger é também o “culpado” de que em França as padarias são chamadas de “boulangeries”.
A palavra restaurante foi estabelecida em breve e os chefs mais reputação que até então só tinham trabalhado para famílias privadas, reis e ministros abriram também os seus próprios negócios ou foram contratados por um novo grupo de pequenos empresários: os restauradores.
O termo “restaurante” chegou aos EUA em 1794, trazido pelo refugiado francês da revolução Jean Baptiste Gilbert Paypalt, este fundou o que seria o primeiro restaurante francês nos EUA chamado Julien’s Restorator.
Texto compilado por José Rafael Trindade Reis
Foto : restaurante Tavares rico, Lisboa