Vereadores, suplentes e lideranças políticas que compõem o grupo oposicionista no município de João Alfredo, Agreste Setentrional de Pernambuco, foram recebidos no último sábado (06.04) pelo prefeito de Paudalho e atual presidente estadual do Podemos, Marcelo Gouveia. Na oportunidade foi feita uma análise do cenário político atual e diálogo quanto a articulação política a ser construída visando o pleito eleitoral de 2024, na Cidade Feliz.
Na reunião ficou assegurada a pré-candidatura a prefeita de Vânia Laura – “Vânia de Oim”, ficando também acertado o início das articulações para construção de chapa proporcional. Estiveram presentes, dentre outros e outras, os vereadores José Joacir-“Oim”, Erivaldo Vieira,Adriano Santos, Joanna Amélia e Ricardo do Imbé, o ex-vice prefeito Zeca Falcão e ex-secretária municipal Solange Chaves.
De acordo com a atual legislação eleitoral, cada partido só poderá apresentar, em João Alfredo, 12 candidatos a vereador, sendo 8 homens e 4 mulheres. Desta forma, conforme afirmou recentemente o vereador Erivaldo Vieira, o Podemos apresentará uma chapa proporcional competitiva, no afã de eleger considerável bancada para a próxima legislatura, na câmara de vereadores. O pré-candidato (a) a vice-prefeito na chapa majoritária encabeçada por Vânia de Oim será definido até o final de junho.No pleito de 2022, Vânia de Oim foi candidata a deputada federal pelo Podemos, obtendo 4.117 votos – 24,84% dos votos válidos no município.
Recentemente a ex-prefeita Maria Sebastiana (PP) anunciou sua desistência de concorrer às eleições deste ano, alegando problemas de saúde. Desta forma, em João Alfredo, a disputa será polarizada entre o atual prefeito Zé Martins (PSB) e Vânia de Oim (Podemos).