Opinião: Quem vai ganhar a disputa para a vaga no Tribunal de Contas do Estado?

Por Wellington Ribeiro / Blog Ponto de Vista – A disputa pela próxima vaga de conselheiro do Tribunal de Contas de Pernambuco já foi deflagrada na ALEPE. O espaço será aberto no próximo dia 12 de julho deste ano com a aposentadoria compulsória da conselheira Teresa Dueire, que completará 75 anos.
Das 7 vagas de conselheiro do TCE-PE, 4 são de indicação da Assembleia Legislativa e três do Governo do Estado, no entanto das três vagas de indicação do Governo uma tem que ser destinada para um membro do Ministério Público de Contas e outra para um auditor de carreira do TCE-PE. A vaga de Teresa Dueire está dentro das que são de indicação da ALEPE.
Entre os que já caíram em campo de olho em substituir Teresa Dueire estão os deputados estaduais Rodrigo Novaes (PSB) e Kaio Maniçoba (PP), além do ex-deputado estadual e atual deputado federal Guilherme Uchôa Júnior (PSB). A deputada estadual Débora Almeida (PSDB)  e o deputado estadual Joaquim Lira (PV) também têm sido lembrados para a disputa. Para conquistar o posto o pretendente precisa alcançar 25 dos 49 votos na ALEPE.
Muito se falado em uma possível intervenção do Palácio do Campo das Princesas na escolha do próximo membro do Tribunal de Contas, no entanto, caso tenha a intenção, não será uma tarefa fácil, uma vez que em conversa com este blogueiro, deputados estaduais dos mais diversos partidos têm expressado o sentimento comum de que não aceitarão tal movimento. O jogo está apenas começando!
Depois da vaga que será aberta com a aposentadoria de Teresa Dueire, o próximo espaço será aberto em setembro de 2024 com a saída de Carlos Porto. Depois só em 2032 com a aposentadoria do conselheiro Ranilson Ramos. Vale destacar que todas essas vagas são de indicação da ALEPE.

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE