Por Edmar Lyra – Prefeito bem-avaliado de Petrolina, Miguel Coelho deixou o cargo após atingir 88% de aprovação e ser reeleito com 76% dos votos válidos para disputar o governo de Pernambuco. Posicionada geograficamente distante da maioria do eleitorado pernambucano, Petrolina não conseguiu garantir a Miguel um grande nível de conhecimento, o que apresentava um desafio substancial para o candidato do União Brasil nesta eleição, que antes de tudo seria tornar-se conhecido do eleitorado.
Na segunda semana de guia eleitoral, Miguel Coelho conseguiu dar um salto de 293 mil seguidores no Instagram para 309 mil, num claro reflexo de que a sua campanha nas mídias tradicionais têm ajudado sua candidatura à vencer a barreira do desconhecimento. É bem verdade que o candidato do União Brasil já era o postulante mais seguido da disputa deste ano, mas foi ele o que mais cresceu naquela rede social, tomando como base os números de 20 de agosto, quando Marília Arraes (SD) saltou de 220 mil para 233 mil, Raquel Lyra (PSDB) foi de 200 mil para 209 mil, Anderson Ferreira (PL) tinha 97 mil foi a 105 mil e Danilo Cabral (PSB) foi de 48 mil para 53 mil seguidores.
Mas não é apenas no Instagram que Miguel Coelho e os demais candidatos estão apostando, eles seguem impulsionando propagandas em outras plataformas digitais, a exemplo do YouTube, que vez por outra têm apresentado as propostas dos candidatos nos anúncios pagos, uma ferramenta diferente de eleições anteriores bastante utilizada nesta disputa tanto pelos proporcionais quanto pelos majoritários.
Faltando pouco mais de 25 dias para a realização do primeiro turno, Miguel Coelho começa a vencer o elevado desconhecimento, agora nesta reta final seu desafio é fazer com que o eleitor que passe a lhe conhecer, faça a opção pela sua candidatura para colocá-lo no segundo turno da disputa eleitoral.