Por Edmar Lyra – A visita do ex-presidente Lula a Pernambuco na última sexta-feira foi considerada pela campanha de Marília Arraes como uma virada de chave neste segundo turno em que enfrenta Raquel Lyra. O evento, que serviu também para captar imagens ao lado do petista, foi bastante comemorado para que a campanha tenha uma nova dinâmica faltando dez dias para a realização do segundo turno.
Os votos obtidos por Lula no primeiro turno, mais de 65% dos votos válidos, são o grande trunfo da campanha do Solidariedade, uma vez que no primeiro turno, Marília obteve menos de 24% dos votos válidos porque não conseguiu vincular exclusivamente o voto com o líder popular, que apoiou oficialmente Danilo Cabral (PSB). Agora candidata única de Lula no segundo turno, Marília aposta que essa vinculação será mais eficiente.
Uma nova agenda com Lula em Pernambuco é esperada pela campanha de Marília Arraes, cuja realização estaria prevista para o próximo dia 25 e desta vez aconteceria no interior do estado, podendo ser no sertão ou no agreste, regiões em que Lula é muito forte e poderia mostrar para este eleitor que a campanha de Marília é o palanque que merece o voto vinculado do eleitor lulista no estado.
Os aliados de Marília Arraes comemoraram muito esta nova dinâmica da eleição e acreditam que as chances de virada existem, havendo a necessidade de um fato novo para aumentarem essa possibilidade e este fato novo foi a relação fraternal entre a neta de Arraes e o petista demonstrada em gestos e imagens que serão exaustivamente explorados até o final do segundo turno.