Por Magno Martins – A partir desta semana, este blog traz a avaliação de algumas gestões municipais em Pernambuco, retratando o nível de satisfação do eleitor em relação ao desempenho do prefeito da sua cidade nos seus dois primeiros anos de governo. As pesquisas serão feitas pelo Instituto Opinião, de Campina Grande (PB), com o qual firmei uma parceria há mais de dez anos.
A estreia de hoje, com postagem, daqui a pouco, mostrando todos os números, inclusive o primeiro cenário da disputa pela Prefeitura em 2024, revela o cenário do município de João Alfredo, no Agreste Setentrional, terra do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti, já falecido, administrada por Zé Martins, ainda no PSB, mas a caminho de outra legenda para disputar a reeleição.
Martins fecha os primeiros dois anos do seu governo quase uma unanimidade em aceitação pela população de João Alfredo. Tem cerca de 90% de aprovação, exatamente 87,7%. Apenas 7% o desaprovam e 5,3% disseram não saber ou se negaram. Há cenários nos quais, como os que têm renda familiar superior a dois salários mínimos, que sua avaliação positiva rompe a casa dos 90%, chegando a 90,9%.
Dá para inferir, portanto, que com tamanho grau de satisfação por parte da população, nos mais diversos segmentos entre classe social, grau de escolaridade e faixa de renda, só uma hecatombe atrapalharia o projeto de reeleição de Zé Martins, que é um político altivo e afirmativo, tendo, nas eleições passadas, não se curvado às determinações do seu partido, o PSB, para apoiar a candidatura de Danilo Cabral ao Palácio do Campo das Princesas.