Por Arthur Cunha – especial para o blog Magno Martins
Até ontem, mais de 100 prefeitos pernambucanos já haviam garantido presença na Marcha à Brasília, como ficou conhecida a Marcha em Defesa dos Municípios, a ser realizada de oito a 11 de abril, no Centro Internacional de Convenções do Brasil. Faltando, ainda, uma semana para a mobilização, portanto, um longo período para inscrição, é correto dizer que o movimento municipalista pernambucano chegará forte e unido no evento, o maior do tipo na América Latina.
O presidente da Amupe, José Patriota, lembra do quão é importante a participação de todos na Marcha; prefeitos, secretários, vereadores e gestores municipais. Pernambuco precisa estar representado nos seus 184 municípios. Quem ainda não se inscreveu, pode fazê-lo no site na CNM, organizadora do evento, por meio deste link: http://marcha.cnm.org.br/inscreva-se.
A Marcha à Brasília é a oportunidade dos prefeitos, juntos, fazerem seus pleitos serem ao menos ouvidos. Nos quatro dias de ato, eles vão defender um Pacto Federativo mais justo; mais autonomia para o poder local e o fim da guerra fiscal no Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), entre tantas outras pautas.
Os presidentes da República, Congresso, STF e TCU já confirmaram presença no evento, mais precisamente na terça-feira, nove de abril. Será justamente neste momento que os prefeitos mais precisam estar mobilizados em prol de sua pauta. Por sua vez, Bolsonaro, Maia, Dias Toffoli e companhia terão uma chance de ouro para trazer para a simpatia e a militância do movimento. Basta que eles se mexam.