Por Ítala Alves – Blog Magno Martins – Para garantir que a disputa presidencial vá para o segundo turno e a rejeição ao ex-presidente Lula (PT) aumente, a campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) vai focar, a partir de agora, na exploração do medo da volta de um governo do PT. O foco será nas redes sociais e se intensificará com o início da propaganda no rádio e na TV, no próximo dia 26.
A avaliação, feita por interlocutores da campanha à reeleição do presidente, foi realizada após a divulgação da pesquisa Datafolha, que confirmou a tendência de crescimento de Bolsonaro, mesmo que em ritmo lento. No levantamento anterior, o chefe do Executivo alcançou 29% das intenções de voto, na pesquisa atual ele chegou a 32%, enquanto Lula se manteve com 47%.
Segundo os interlocutores informaram a agência Reuters, para avançar, a campanha vai explorar as falhas e erros das gestões petistas, envolvendo assuntos como escândalos de corrupção, administração de Governo e pauta de costumes. “A estratégia de bater no PT mal começou”, afirmaram.
A campanha de Bolsonaro pretende, ainda, explorar, no horário eleitoral e nas redes sociais, o fato de que o Auxílio Brasil – atualmente em 600 reais, mas com garantia deste valor apenas até o fim deste ano – tem um valor superior ao pago pelo Bolsa Família, criado na gestão petista.
A campanha de Lula tem se mostrado preocupada com o impacto do discurso anti-PT e trabalha formas de se contrapor a essa ação do quartel-general de Bolsonaro.