Em Surubim para participar da assinatura da ordem de serviço para a construção de uma Academia da Saúde em Lagoa da Vaca, o deputado federal Danilo Cabral (PSB) anunciou que a obra na barragem de Jucazinho será retomada. Ao lado da prefeita Ana Célia (PSB), ele disse que, ainda neste mês, terá início a recuperação do vertedouro do reservatório. Orçado em R$ 38 milhões, o serviço é de responsabilidade do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca).
“Essa é uma pauta prioritária do nosso mandato. Jucazinho é a maior barragem do Agreste Setentrional, que abastece 15 municípios da região e nós estamos atentos e fiscalizando as ações do governo federal no local”, discursou Danilo Cabral. O deputado lembrou que, ontem, ele protocolou ofício no Ministério do Desenvolvimento Regional, cobrando providências para a realização dos serviços de recuperação do reservatório e apresentou um requerimento de informação, solicitando um detalhamento dos investimentos necessários para Jucazinho.
Segundo Danilo, as duas medidas foram um instrumento de pressão para que as obras possam ser reiniciadas. “Ontem, tivemos uma audiência, em Brasília, para tratar sobre o assunto e recebemos a informação de que as pendências com Tribunal de Contas da União (TCU) foram sanadas e que o DNOCS autorizou a realização do serviço”, destacou.
Em dezembro de 2016, o então presidente Michel Temer assinou as ordens de serviço para a recuperação das estruturas de Jucazinho. A primeira delas, emergencial, de remoção fissura na fachada da barragem, um investimento de R$ 11 milhões, foi feita, permitindo que o reservatório acumule água sem riscos de rompimento. Falta, no entanto, recuperação do vertedouro da barragem e é esse que deve ser iniciada neste mês. “Estamos confiantes de que a obra sairá do papel e garantirá a segurança de Jucazinho e, principalmente, de todos os moradores da região”, afirmou Danilo. Atualmente, o reservatório está com volume de 3% de sua capacidade.