O Conselho da OAB-PE aprovou, por unanimidade, moção de apoio ao pedido de cassação do mandato do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC/RJ) em votação, nessa segunda-feira (25), durante reunião do pleno da seccional. O pedido é da OAB/RJ, que denuncia o deputado por quebra de decoro parlamentar e apologia à tortura.
O requerimento da Ordem do Rio de Janeiro foi entregue à Câmara dos Deputados e um ofício à Procuradoria-Geral da República pela “homenagem” ao coronel Brilhante Ustra, o primeiro militar reconhecido pela Justiça brasileira como torturador. Bolsonaro, durante o voto pelo impeachment da presidente, no dia 17, citou Brilhante Ustra como o “terror de Dilma Rousseff”.
A ação da OAB/RJ foi aprovada pelos conselheiros de Pernambuco presentes ao pleno que repudiaram, veementemente, a atitude de Bolsonaro. A moção de apoio foi sugerida pelo conselheiro estadual Gustavo Freire.
O Colégio de Presidentes de Seccionais, a exemplo do Conselho Federal da OAB, emitiu nota em repúdio às manifestações do deputado federal durante sessão ocorrida na Câmara Federal. (Jamildo)