Faltando menos de um ano para as eleições municipais, há uma série de articulações com vistas ao comando da capital pernambucana. No bojo da discussão, avança a possibilidade de uma aliança entre o PT e o MDB na disputa pela prefeitura do Recife.
A tese de candidatura própria vem ganhando força no PT nacional, uma vez que o partido possui um grupo de deputados advogando pela tese de candidatura própria em diversas cidades, sobretudo no Recife, onde o partido desde 1985 lançou candidaturas próprias.
Neste contexto, segundo informações da capital federal, o MDB que já foi aliado do PT na disputa pelo Senado em 2018, poderia ofertar seu importante tempo de televisão no processo eleitoral a um projeto que poderia ser encabeçado por qualquer um dos partidos. Caso avance a articulação, dois partidos que são importantes pilares de sustentação da Frente Popular rompendo com o PSB para apresentar uma candidatura competitiva, poderá se configurar não só no fato novo da eleição como principalmente apresentar um projeto com reais chances de lograr êxito.
Petistas apostam na força do lulismo para recuperar algumas capitais do Nordeste, e Recife pelo protagonismo que possui na região e principalmente pela força eleitoral do partido, poderá avançar um projeto conjunto com o MDB de Pernambuco que daria uma significativa partida à candidatura que for apresentada em 2020. (Edmar Lyra)