Em evento realizado pelo Conselho Federal de Administração e Conselho Regional de Administração de Pernambuco, a gestão do prefeito Zé Martins recebeu nota máxima em 2022, tirando 10, no quesito de equilíbrio previdenciário pelo IGM-CFA de Governança Municipal.
Os dados que levaram o município a ter esse desempenho foram extraídos da base de dados da Secretaria de Previdência do Ministério da Economia. A iniciativa mediu a adequação e sustentabilidade financeira do Sistema de Previdência Municipal.
O Fundo Municipal de Aposentadorias e Pensões de João Alfredo virou referência em Pernambuco. O fundo desde que a gestão de Zé Martins assumiu em 2021 tem se transformado, atualmente estando com um superávit e fazendo o pagamento sempre em dia (antes do dia 25) mesmo com o crescimento de novos aposentados.
O município vive um recorde no número de concessões, com 78 novos aposentados, que representa um aumento de 33% em relação a tudo que foi feito nos últimos 15 anos, desde que o fundo foi criado. Outro fator de destaque, é a eficiência nas compensações previdenciárias com o aumento de mais 70% nessas questões (de quem pagava os impostos previdenciários antes da criação do fundo ao INSS).
Muito desse sucesso, é reflexo também do corte de custos na gestão, e a promoção de novos programas, a exemplo do Viver Bem Servidor, que acolhe e torna as dependências do FUMAP, um ambiente agradável para os aposentados e pensionistas.
O prefeito de João Alfredo, Zé Martins, destacou esse sucesso, “Atualmente o Fundo de Aposentadorias e Pensões de João Alfredo é sinônimo de respeito, tem superávit e paga todo mundo em dia. O que existe agora é muita tranquilidade de quem tanto contribuiu com o nosso município, que sabe que vai ter uma aposentadoria tranquila com seus recursos garantidos. Esse é nosso compromisso, cuidar e fazer a diferença na vida dos joãoalfredenses”, afirmou.