Diário de Pernambuco – A nova Diretoria Colegiada do Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco (Sindifisco-PE) tomou posse na noite de sexta-feira (13). O evento foi realizado no Armazém Blu’Nelle, em Santo Amaro, e contou com a participação dos 11 novos integrantes da diretoria eleita, cujo presidente recém-empossado é o auditor fiscal e presidente da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), Francelino Valença, para o triênio 2023-2025. Além de Valença, também fazem parte da nova Colegiada Wildes Jackson, Joarib Santos, Paulo Ricarte, Ana Batista, Rogério Salviano, Edson Nunes, Gabriel Ulbrik, Patrícia Correia, Jaime Milfont e Paulo Veloso. O compromisso da nova gestão é defender a democracia e interesses dos auditores e julgadores tributários da Secretária Estadual da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE).
“O ano começa com um ataque feroz e violento contra a democracia, algo inimaginável. O país se encontra em um período que o maior desafio da nova gestão do Sindifisco-PE é a defesa da democracia. Em Pernambuco, o nosso objetivo é trabalhar uma discussão com todos os setores públicos e implementar o que já temos em nível nacional: um Fórum das Carreiras Típicas de Estado, com vistas à atuação mais coesa nas questões que impactam diretamente esse segmento de serviço público”, explica Francelino Valença.
A nova direção já deu os primeiros passos da gestão do triênio 2023-2025 através da abertura do diálogo com o recém-nomeado secretário da Fazenda, Wilson José de Paula. No encontro, foram discutidos pontos importantes para o aprimoramento dos aspectos necessários ao atingimento da excelência nas atividades da Administração Tributária em benefício da população. Além disso, o Sindifisco-PE também tem como pauta nesse primeiro momento de reivindicação a nomeação dos aprovados no último concurso realizado em 11 de dezembro de 2022, com o propósito de oxigenar e ter novos funcionários para servir a população.
Ainda segundo o presidente, o Sindifisco-PE deverá acompanhar proposições de interesse da categoria que irão à discussão no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa Estadual, mas principalmente as propostas da Reforma Tributária. “Podemos falar que a Reforma Tributária é o tema mais caro para a nossa instituição. Iremos contribuir para o aprofundamento do debate, em especial no sentido de tornar a matriz tributária menos regressiva, contudo, sem penalizar os entes federados”. O sindicato, em conjunto com os demais filiados a Fenafisco, auxiliou a elaboração de uma proposta que visa assegurar uma melhor distribuição de renda no país e o enfrentamento das desigualdades sociais.
Por fim, Francelino Valença reforça a importância da criação de uma relação parceira dos serviços públicos e sindicatos com a sociedade. “Não há serviço público sem a população e a população sem esses serviços ficará fragilizada. Vamos trabalhar com outras entidades para tornar o nosso país mais humano, fraterno, igualitário e justo, que o sistema tributário seja mais coerente com a capacidade do contribuinte e, acima de tudo, para defender o Estado Democrático de Direito”, finaliza o auditor e presidente da Sindifisco-PE e Fenafisco.