Notícias…

Extra

* * * A reunião da Câmara Municipal de João Alfredo, programada para a noite desta segunda-feira (24) promete ser bastante movimentada. É que estará em votação o Projeto-de-Lei nº 05/2014, do Executivo Municipal, que estima a receita e fixa a despesa do município para o exercício financeiro de 2015. No artigo 1º da matéria, está fixada a receita em R$ 65.420.000,00 (sessenta e nove milhões, quatrocentos e vinte mil reais) e a despesa em igual valor.

* * * O Brasil tem novo campeão… Com apoio da torcida, o Cruzeiro conquistou neste domingo (23) o Campeonato Brasileiro de forma antecipada. Ao vencer o Goiás por 2 a 1, os mineiros ganharam o título com duas rodadas de antecipação. É o terceiro título do clube na era dos “pontos corridos”, sendo campeão em 2003 e no ano passado. Em 2010, a CBF reconheceu o título do Cruzeiro de campeão da Taça Brasil de 1966 como campeonato nacional, sendo então o quarto título dos mineiros. 

* * * No Planalto, na Esplanada e no PMDB só se fala na ida da ministra Miriam Belchior(Planejamento) para Minas e Energia, revela Ilimar Franco, no jornal O Globo. Diz o colunista que a presidente Dilma quer colocar na pasta alguém que seja de sua escolha pessoal e reconhecida por ser rígida. Seu objetivo é ter no ministério um nome com perfil técnico e que adote linha dura na gestão do setor energético. Os petistas avaliam que vão perder o segundo maior orçamento da Esplanada, o da Educação. Na bolsa de apostas, o governador Cid Gomes é o nome mais forte. O PROS tem 11 deputados. A presidente Dilma fez 76% dos votos no Ceará.  O 2º mandato não começou, mas os líderes aliados já desenham o núcleo de poder de Dilma. Estão nesse time os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil), Miguel Rossetto (Desenvolvimento Agrário) e o governador Jaques Wagner, que ainda não tem pasta definida. É com esses petistas, além do ex-presidente Lula, que Dilma debate os rumos e os dramas a serem superados nos próximos 4 anos.

* * * Além de Armando Monteiro (PE), mais dois nordestinos deverão fazer parte do governo de Dilma, a menos que não queiram: Jaques Wagner (BA) e Cid Gomes (CE). Wagner já trabalhou como ministro de Lula e saiu fortalecido da eleição ao eleger o sucessor (Rui Costa) no 1º turno. E Cid vai entregar o governo do CE ao deputado estadual petista Camilo Santana.

* * * Economia: para ajustar terá de matar um leão por dia . Joaquim Levy e a nova equipe econômica terão, ninguém duvida, muito trabalho pela frente para mudar o humor dos empresários. Um exemplo: de acordo com uma pesquisa feita pela seguradora Zurich e pela GfK com 3 800 pequenas e médias empresas de dezenove países, os brasileiros são os mais pessimistas em relação ao crescimento dos negócios em 2015. Do total de 200 altos executivos brasileiros entrevistados, 27% “não esperam nenhuma oportunidade para suas empresas”. A média mundial é 18%.(Lauro Jardim – Veja Online)

* * * Não se esperava que o nome do senador Humberto Costa (PT) aparecesse nas delações do “Petrolão”. Mas apareceu. Teria recebido R$ 1 milhão na campanha de 2010. Prova que qualquer um pode surgir nessa lista. Fala-se em 70 congressistas, mas deve ser bem mais. Muito mais. (Inaldo Sampaio)