Notícias…

albert-einstein

* *  * IBGE registra alta de 0,6% na produção industrial nacional em maio, ante abril. Há três meses consecutivos, o setor apresentou resultados negativos, acumulando perda de 3,2%. Se o índice verificado em maio for comparado ao mesmo mês de 2014, houve queda de 8,8%. No confronto com maio de 2014, o total da indústria apontou queda de 8,8% em maio de 2015, 15ª taxa negativa consecutiva. Assim, o setor industrial acumulou redução de 6,9% nos cinco primeiros meses de 2015. A taxa anualizada, indicador acumulado nos últimos doze meses, com o recuo de 5,3% em maio de 2015, manteve a trajetória descendente iniciada em março de 2014 (2,1%) e assinalou o resultado negativo mais intenso desde dezembro de 2009 (-7,1%). 

* * * A Executiva Nacional do Democratas anunciou, ontem (2), o fim das negociações em torno da fusão com o PTB e discutiu novas estratégias para o fortalecimento da legenda em níveis municipais, estaduais e nacional. Durante a reunião, também foi estabelecido o calendário das convenções do DEM por todo país. A nacional será no dia 10 de dezembro. Já as convenções estaduais deverão ocorrer entre os dias 15 e 30 de agosto. As municipais estão previstas entre os dias 5 e 30 de outubro.O presidente nacional da legenda, senador José Agripino (RN), destacou a necessidade de reorganizar o partido em todos os estados e buscar novas lideranças visando o processo eleitoral de 2016 e 2018. “Hoje damos por encerrada as discussões referente à fusão do partido com o PTB. Tratativas aconteceram, mas chegamos a um impasse e o tempo passou. Por fim, entendeu-se que a discussão da fusão, que foi autorizada pela própria Executiva, determinava riscos para o partido, um risco sério de não participarmos do processo eleitoral, e, portanto, era preciso interromper”, ressaltou Agripino. 

* * * A venda de smartphones caiu nos últimos meses e, pelo jeito, a crise econômica do país agora também afeta a comercialização de celulares, de acordo com dados da consultoria IDC. Entre abril e maio, meses que costumam ser bons em vendas de smartphones devido à proximidade com o dia das mães e dia dos namorados, o que aconteceu no país foi o oposto do que vinha acontecendo nos últimos anos: a venda de celulares inteligentes teve uma ligeira queda em abril e uma um pouco mais significativa em maio, em comparação com os mesmos meses de 2014. Em abril de 2015, foram 4,86 milhões de smartphones vendidos no país – 1% a menos do que em 2014. Já em maio, a queda foi de 16%, e a venda desses aparelhos ficou em 3,89 milhões de unidades. “Prevíamos um crescimento de pelo menos 5%, mas agora trabalhamos com volume negativo. Isso é reflexo do momento econômico do Brasil. Em 2014, quando o mercado de smartphones estava forte, houve um aumento de 56% frente ao segundo trimestre de 2013″, disse Leandro Munin, analista de pesquisas da IDC. As causas da desaceleração nas vendas são muitas, mas em resumo é tudo consequência do momento turbulento que vive a economia do país. (Agências de Notícias) 

* * *  O consumo de energia no Brasil caiu 2,2% no primeiro semestre, quando comparado ao mesmo período de 2014. Ainda assim, os níveis dos reservatórios de todos os quatro subsistemas que abastecem as hidrelétricas terminaram junho abaixo daqueles observados em 2014, que, a sua vez foram infinitamente mais baixos do que os registrados em 2013. Os reservatórios estão mais vazios num país que enfrenta uma forte retração da economia e com o parque termelétrico operando a todo o vapor – 28% de toda energia consumida no Brasil é oriunda das térmicas. (Lauro Jardim)

* * * Ronaldo Fenômeno e o Corinthians foram condenados ontem pela Justiça de São Paulo a pagar uma indenização referente ao contrato de patrocínio da Hypermarcas ao clube em 2009. A 3ª Vara Cível decidiu que o empresário Paulo Palomino tem direito a receber 750 000 reais por ter ajudado a intermediar o patrocínio. Na ocasião, Ronaldo e o Corinthians deveriam ter repassado 10% do contrato de 7,5 milhões de reais – e não o fizeram. (Lauro Jardim)