No Recife, Tabata realiza sessão de autógrafos por livro lançado

 Blog Cenário
Nesta quarta-feira (28), a partir das 16h20, a deputada federal Tabata Amaral, (sem partido), faz uma sessão de autógrafos do livro “Nosso Lugar”, na livraria Jaqueira no Recife antigo.
O livro, lançado no dia 10 de julho do ano passado, não teve um lançamento público por causa da Covid-19. Agora, em Recife, uma capital que já vacinou mais de 70% de sua população adulta, mesma porcentagem de Nova Iorque, nos E.U.A., Tabata sente segurança em receber leitores, amigos e pessoas interessadas em conhecer a trajetória que a levou da Vila Missionária, uma ocupação na periferia da zona sul de são Paulo, a ser uma das políticas mais jovens do Brasil. 
Tabata é filha de imigrantes nordestinos, e, contra todas as probabilidades, conseguiu estudar, com o incentivo dos pais e apoio de professores dedicados, e se formar em Ciência Política na Universidade Harvard, nos Estados Unidos, com uma tese original sobre os fatores políticos que impactam os resultados da educação pública nos municípios brasileiros. Além disso, Tabata se formou em astrofísica, ciência que já tinha começado a estudar na Universidade de São Paulo, antes de ser aceita em cinco universidades norte americanas.
Essa trajetória, narrada em primeira pessoa, nos leva a pensar mais a fundo sobre as desigualdades de nosso país e a concluir que criar oportunidades é a forma do Brasil vencer a miséria e abandono em que vive a maioria de nossa população. Como ela mesma diz no livro: “Eu poderia ter muito orgulho de ser a primeira da minha comunidade a conquistar aquele lugar, mas não poderia me aquietar enquanto fosse a única”. 
Com uma narrativa que nos prende e faz com que o leitor vivencie cada situação, Tabata nos conta sobre as dificuldades de ser uma mulher jovem no ambiente político. “Se seguirmos no ritmo atual, levaremos cerca de cem anos para alcançar mundialmente a igualdade de gênero na representação política. Acelerar essa transformação é o objetivo deste livro”, explica Tábata.