No Recife, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, participou de almoço com o governador Paulo Câmara (PSB) e o prefeito João Campos. Respectivamente, vice-presidente nacional do PSB e vice-presidente Nacional de Relações Federativas. As interlocuções com aliados socialistas fazem parte da articulação política do partido para a construção da candidatura presidencial de Ciro Gomes em 2022.
O PSB é um dos partidos considerados importantes para a sustentação do projeto presidencial de Ciro Gomes por conta da sua capilaridade política dentro da esquerda e do centro e da sua importância estratégica nos Estados.
No Recife, o PDT faz parte da administração municipal, inclusive ocupando a vice-prefeitura. No Estado, o PDT atualmente compõe o arco de alianças da Frente Popular, mas teve sua relação desgastada após PT e PSB darem indícios de retomar as alianças.
Carlos Lupi esteve acompanhado do presidente do PDT-PE, deputado federal Wolney Queiroz, que também é líder do partido na Câmara. A vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, também participou do almoço.