Após conseguir manter a Prefeitura do Recife e conquistar o comando de cidades importantes, o PSB faz reunião virtual do Diretório Nacional para avaliação das eleições municipais e das perspectivas do partido para o futuro. O encontro também servirá para deliberações sobre o XV Congresso Nacional da sigla.
Ao todo, o PSB elegeu 252 prefeitos e 2.948 vereadores em todo o país. No segundo turno, conseguiu vitórias consideradas prioritárias no Recife e em Maceió com os deputados federais João Campos e João Henrique Caldas, respectivamente. Em contrapartida, o ex-governador Márcio França sofreu um novo revés, desta vez, para a Prefeitura de São Paulo.
O PSB se consolidou como o segundo partido de esquerda a eleger o maior número de prefeitos em todo o País. Também viu sua parceria com o PDT abrir horizontes promissores para o futuro. Os pedetistas se sagraram como o partido do campo progressista que mais elegeu gestores municipais: 314. Em contrapartida, as siglas viram o PT perder terreno e não sair vitorioso em nenhuma disputa de capital.
Para 2022, uma aliança entre PSB, PDT, Rede e PV ganha fôlego e uma aliança com legendas de centro também não está descartada.