Gestão do trânsito foi pauta de discussão no 2º Congresso Pernambucano de Municípios. A oficina foi mediada pelo prefeito de Salgueiro Marcones de Sá, e contou com o tenente-coronel da PM Israel de Moura Jr., a presidente do Conselho Estadual de Trânsito Simiramis Graça de Lima e do diretor da DESTRA/Caruaru Jailson Pacheco Serafim, como palestrantes.
O tenente-coronel Israel Moura, abriu a oficina mostrando o cenário do trânsito no Brasil e no mundo e apresentou dados sobre os maiores problemas enfrentados hoje por causa do grande aumento da frota de veículos e as suas consequências. Um deles é o grande aumento das mortes no trânsito. “Se não houver por parte do poder publico uma gestão eficiente é quase que inevitável que a mobilidade publica sofra um apagão”, afirmou o Tenente.
Foto: Claudio Gomes
Simiramis Graça falou sobre a municipalização do trânsito e trouxe para o público os deveres e formas de como ser feita. A presidente afirmou que não é uma opção e sim uma obrigação dos gestores municipais se adequarem a lei e concluiu dizendo que o conselho quer ajudar nesse processo, “não estamos querendo criar problemas para os senhores gestores, mas sim, ajudar o município com suas obrigações”.
O último a falar foi Jailson Pacheco, que mostrou a experiência exitosa do município de Caruaru que já a alguns anos municipalizou o trânsito e hoje é modelo de gestão para outros municípios. Por fim, os presentas na sala puderam tirar suas dúvidas e fazer suas indagações sobre o tema aos palestrantes. (Textos e fotos Amupe)