Apesar das acusações de agressão sexual, das declarações misóginas e sua polêmica posição sobre o aborto, Donald Trump conquistou a Casa Branca graças, em parte, ao voto feminino, que se pensava ser massivamente inclinado à sua adversária Hillary Clinton.
A democrata conquistou 54% dos votos das mulheres, mas Trump conseguiu 42%, mais do que o esperado, de acordo com os números de bocas de urna da emissora CNN.
Mais da metade das mulheres brancas apoiaram o candidato republicano, segundo a CNN, e 62% não possuem título universitário.
Esses resultados contradizem os prognósticos segundo os quais as declarações sexistas do republicano durante a campanha – incluindo uma gravação de 2005 onde se gaba de ter agarrado uma mulher por entre as pernas – levariam as mulheres a fazer de Hillary a primeira presidente dos Estados Unidos.
Para os especialistas, os resultados das eleições mostram que os eleitores se concentraram em economia, emprego, imigração e no medo de atentados muito mais do que no próximo inquilino da Casa Branca ser uma mulher ou um homem.
Continua…