MPPE envia lista sêxtupla do Quinto Constitucional para o TJPE

O Conselho Superior do Ministério Público de Pernambuco escolheu entre vinte nomes os seis candidatos que passam a compor a lista sêxtupla destinada à vaga do Quinto Constitucional do TJPE destinada ao MPPE. As informações são do Blog Ponto de Vista. 

A lista será submetida ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que reduzirá os seis nomes a uma lista tríplice e encaminhará para a governadora Raquel Lyra, que terá a responsabilidade de escolher o novo desembargador que assumirá a vaga no tribunal.

Entre os candidatos mais votados, o promotor João Lapenda liderou com oito votos. Logo em seguida, estão Lúcia de Assis e Lorena Santos, ambas com seis votos. A promotora Erica Almeida, Fernanda Nóbrega e o atual Procurador-Geral de Justiça, Marcos Carvalho, fecharam a lista com cinco votos cada.

O Quinto Constitucional é uma norma constitucional que garante uma representatividade do Ministério Público e da Advocacia nos tribunais, promovendo uma diversidade de perspectivas dentro do judiciário. A eleição dos seis candidatos pelo MPPE  marca o início de uma série de análises e avaliações que serão feitas pelo TJPE para a elaboração da lista tríplice.