Morre um dos nove detentos feridos em novo motim em presídio do Recife

cioe2

Foi confirmada na manhã desta segunda-feira (2) a morte de um dos nove detentos feridos no domingo (1º), durante o último motim ocorrido no Complexo Prisional do Curado, localizado na Zona Oeste do Recife. Paulo da Silva Tavares, de 39 anos, foi levado, em estado grave, ao Hospital Otávio de Freitas ainda no domingo (1º) para uma cirurgia, mas não resistiu. Esta é a quinta pessoa a morrer durante os conflitos ocorridos no local desde o dia 19 de janeiro. No sábado (31) faleceu um detento e, durante a rebelião que durou três dias, foram mortos um policial militar e outros dois presos.

Segundo a Secretaria de Ressocialização de Pernambuco (Seres), o boletim médico dos outros feridos no tumulto de domingo será divulgado ainda nesta manhã. Em nota enviada à imprensa na noite de domingo, a Seres informou que o quadro de Paulo Tavares era o mais preocupante. Ele foi o primeiro a ser encaminhado a uma unidade médica e passou por uma cirurgia. Mesmo assim, não resistiu e morreu ainda no domingo. Ainda segundo a Seres, outros quatro feridos precisaram ser socorridos em Unidades de Pronto-Atendimento (UPA). Já os demais sofreram apenas ferimentos leves e foram atendidos na enfermaria da unidade prisional.

Apesar do clima tenso do final de semana, a situação amanheceu tranquila nesta segunda nos três presídios que compõem o Complexo do Curado na manhã desta segunda. Segundo a Seres, os detentos voltaram às celas antes das 20h e, desde então, não houve mais confusões. Mesmo assim, equipes do Batalhão de Choque da Polícia Militar e da Companhia Independente de Operações Especiais (Cioe) continuam de prontidão na frente do complexo. (G1)