Morre o Papa Emérito Bento XVI

AFP – O Vaticano anunciou neste sábado (31) que o Papa emérito Bento XVI morreu, aos 95 anos. Nesta semana, o Papa Francisco já havia pedido orações por conta da saúde debilitada de seu antecessor, que estava em estado grave.
Em 11 de fevereiro de 2013, quando o Brasil vivia uma segunda-feira de carnaval, um anúncio vindo de Roma surpreendeu boa parte do mundo. Pela primeira vez em quase 600 anos um Papa anunciava que deixaria a principal cadeira do Vaticano antes de sua morte. Bento XVI, nascido Joseph Ratzinger, na Alemanha, decidiu deixar o papado devido a condições de saúde.
Um dos papas eleitos com idade mais avançada, Ratzinger se tornou Bento aos 78 anos, em abril de 2005. Permaneceu no cargo por quase oito anos, se afastando definitivamente em 28 de fevereiro de 2013, aos 85 anos, criando um novo termo para o vocabulário do dia a dia da igreja católica: papa emérito.
Eleito para substituir João Paulo II, que conduziu a igreja por mais de 26 anos, teve um papado marcado por viagens pelo mundo e por abertura de diálogo com líderes de outras religiões, ele assumiu o cargo deixando clara sua postura favorável à identidade religiosa tradicional.