Encantado com o que viu no Museu do Gonzagão em Exu-PE, um menino de 10 anos resolveu criar o seu próprio “Museu do Luiz Gonzaga” na cidade do Crato. Pedro Lucas Feitosa conheceu o museu original em 2013 e buscou inspiração na música “Numa Sala de Reboco”, composta pelo Rei do Baião em parceria com José Marcolino.
Localizado no distrito de Dom Quintino, há 25km do centro da cidade, o museu criado por Pedro Lucas conta a história do ídolo do forró e do homem sertanejo de maneira simples e didática. No local é possível encontrar instrumentos de trabalho usados pelo sertanejo como enxadas, enxadecos, foices, machados e utensílios domésticos como ferro à brasa, penteadeira, pilão e cabaças, a maioria doada por pessoas da localidade.
Todo o acervo é dividido em alas, com destaque para o espaço onde é exposta uma sanfona de brinquedo em meio a mala, sandálias de couro e fotografias do cantor. Pedro explica que se trata de uma “representação do Rei do Baião e de todas as suas músicas”.
Segundo ele, a sanfona simboliza a música “Sanfona do Povo”, a mala retrata a vida do viajante e a sandália de couro a força e resistência do povo. De uma família de agricultores, Pedro Lucas é criado pelos avós, seus grandes incentivadores. A casa onde foi erguido o museu pertencia a bisavó do menino, já falecida. (Sertão Alerta)