Média de incidência de catarata no Nordeste é maior que a nacional…

1419

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou os resultados da Pesquisa Nacional de Saúde. Um deles revela que o Nordeste supera a média nacional de idosos com catarata.

Na região, o percentual da doença é de 31,9%, contra 28,7% do Brasil.

A catarata acontece por causa da opacificação do cristalino, que é uma espécie de “lente natural” do olho. A correção se faz através de procedimento cirúrgico.

O oftalmologista Alexandre Ventura, do Instituto de Olhos Fernando Ventura (IOFV), explica como é o tratamento. “Hoje em dia, as cirurgias são realizadas com equipamentos e lentes muito mais modernas, que facilitam tanto no momento do procedimento quanto na recuperação do paciente”, diz o médico.

Ventura ressalta que é importante tomar muito cuidado na hora de escolher o tipo de lente, já que ela é definitiva e não pode ser trocada.

Outra vantagem, segundo o médico, é que a cirurgia pode eliminar outros problemas além da catarata. “Quem sofre de problemas como miopia e hipermetropia pode resolver a questão já nesse procedimento cirúrgico”, comenta. (Estadão)