O levantamento do Datafolha divulgado nesta segunda-feira (18) mostra que a ex-senadora Marina Silva (PSB) não tira votos da presidente Dilma Rousseff (PT) e do senador mineiro Aécio Neves (PSDB), em relação à última pesquisa realizada em julho. Na pesquisa atual, a petista mantém os mesmos 36% que tinha há um mês e o tucano continua com os mesmos 20%.
Marina aparece com 21% das intenções de voto, número superior aos 8% que o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), falecido na última quarta (13) tinha na última pesquisa. A diferença, porém, veio dos eleitores que votariam em outros candidatos, em branco, em nulo ou que ainda não sabiam em quem votar.
Com Marina, os votos em branco/nulo e o número de pessoas que não sabem em quem votar reduziu 5%, cada. O percentual de voto dos demais candidatos passou de 8% para 5% com a entrada da ex-senadora na disputa.
Na pesquisa espontânea, aquela em que os próprios eleitores dizem em quem votar antes de conhecer a lista oficial de candidatos, Dilma cresceu de 22% para 24% e Aécio passou de 9% para 11%. Marina, que não era candidata e também não era citada há um mês, agora tem 5% na lembrança dos eleitores.
A ex-senadora também tem o menor índice de rejeição: 11%. Número bem inferior ao da presidente Dilma, em quem 34% dos eleitores dizem não votar. Já 18% dizem que não votariam em Aécio em nenhum cenário.
A pesquisa do Datafolha ouviu 2.843 eleitores de 176 municípios entre os dias 14 e 15 de agosto. (Jamildo)