Edmar Lyra – Com o final do carnaval na próxima semana será deflagrada a corrida pelo prazo de filiações a partir de 4 de março para quem tem mandato e para quem não tem, essa definição pode ocorrer antes da abertura da janela. É o caso de Marília Arraes. Ele deverá mesmo se filiar ao PDT para poder seguir no jogo por uma cadeira na Câmara Alta.
Aos 41 anos de idade, Marília teve três mandatos de vereadora do Recife, um de federal e disputou duas eleições majoritárias. Em comum, nas duas eleições ela nunca deixou de figurar entre as primeiras colocações. Mesmo não sagrando-se vitoriosa na disputa pela prefeitura do Recife em 2020 e pelo governo de Pernambuco em 2022, em ambas ela foi ao segundo turno, ficando com 43% e 41% dos votos válidos, respectivamente.
A disputa de 2026 tem um componente que justifica sua postulação, que é o fato de serem duas vagas em jogo. Líder absoluta em todas as pesquisas, Marília Arraes teria uma campanha de apenas 45 dias pela frente e o desafio de poder se manter nas duas primeiras colocações. Portanto, Marília postou um vídeo no seu Instagram colocando-se efetivamente na disputa pelo Senado e demonstrou que novamente tem disposição para tentar uma disputa majoritária, desta vez com mais experiência e sabendo que sua postulação tem grandes chances de ser vitoriosa devido ao processo de fragmentação das candidaturas ao Senado e da sua ligação com o eleitorado de esquerda em Pernambuco.
Uma vez filiada ao PDT, Marília Arraes definitivamente estará legitimada a reivindicar a postulação pela Frente Popular, e com isso ser partícipe do projeto de Lula em Pernambuco. Em que pese todas as condições de disputa majoritárias em que era competitiva em 2018, 2020 e 2022, sendo candidata nas duas últimas, 2026 poderá ser a grande oportunidade para Marília de efetivamente chegar a uma vitória majoritária, pela conjuntura de duas vagas, da falta de um favorito absoluto, além dela própria, e de ter a autonomia partidária para tomar esta decisão. A tempestade perfeita está colocada e somente uma hecatombe tirará Marília da disputa e igualmente de uma vitória para a Câmara Alta em outubro.