Blog de Jamildo – Atendendo aos convites de lideranças políticas – de Pernambuco e do Brasil – a vice-presidente nacional do Solidariedade, Marília Arraes, cumpriu maratona momesca desde a última sexta-feira. Em todas as agendas, além da alegria da festa, a pauta também contou com o debate sobre a conjuntura política local, nacional e as eleições municipais deste ano.
Gravatá foi o primeiro município no roteiro político-carnavalesco. Ao lado do pré-candidato a prefeito pelo Solidariedade, Rafael Prequé, Marilia prestigiou o desfile da troça “Kí Língua É Essa”. Rafael, que é filho do ex-vereador e ex-prefeito Luiz Prequé, também já foi vice-prefeito do município e disputou uma vaga na Câmara dos Deputados, ficando na suplência. Hoje ele é uma das lideranças jovens da política na região. Tendo recebido mais de 17 mil votos na disputa pelo Governo do Estado, em 2022, a ex-deputada federal não deixou de ir à cidade.
No Sábado de Zé Pereira, ao lado do marido, André Cacau, Marília marcou presença no 45º desfile do Galo da Madrugada. Num dos camarotes da festa, foi recebida pelo ex-deputado estadual André Campos e diversas personalidades do mundo político, jurídico e empresarial de Pernambuco. Mantendo a tradição, Marília circulou por trechos do percurso e cumprimentou foliões.
No domingo, a ex-candidata a governadora, fez um bate-volta até o Rio de Janeiro atendendo a um convite do vice-presidente nacional do PT, o deputado federal Washington Quaquá. Na Sapucaí, foi recebida por lideranças políticas nacionais de esquerda, a exemplo dos deputados federais Zeca Dirceu, líder da bancada do PT na Câmara; Jilmar Tatto, (PT/São Paulo); Arlindo Chinaglia, ex-presidente da Câmara dos Deputados; Gleide Andrade, secretária nacional de Finanças e Planejamento do PT; Ana Pimentel (PT/MG) e Alessandro Molon, ex-deputado federal e presidente do PSB fluminense.
Na segunda, foi prestigiar a folia dos Papangus de Bezerros. Ao lado dos pré-candidatos a prefeito pelo SD, Jeffeton Monteiro, que também preside o partido em Jupi; Rafael Prequé (Gravatá) e do ex-vice-prefeito de Bezerros, Breno Borba, Marília circulou pelos polos da folia e fez dezenas de selfie.
Na Terça-Feira Gorda, em giro carnavalesco, foi à Mata Norte para visitar os tradicionais encontros de nações de Maracatu. Em Nazaré da Mata, Marília foi recebida pelo prefeito Nino Nascimento e pelo vereador Edielson Sibia e homenageada com a gola do maracatu, sendo nomeada como representante cultural do movimento cultural. Em Aliança, Marília foi recebida pelo deputado estadual e ex-prefeito do Recife João Paulo (PT) com quem circulou pelas apresentações dos grupos de Maracatu e almoçou.
“Foi um Carnaval e tanto! Como sempre fiz durante toda a minha vida, vivi as tradições momescas da capital e do interior, com direito a conhecer também a belíssima festa da Sapucaí, no Rio de Janeiro. Por onde passei fui recebida com muito carinho e alegria. É sempre muito bom poder conversar com as pessoas, olho no olho, e sentir a energia e a vibração da nossa gente, que se mantém aguerrida e disposta a manter a luta por Pernambuco cada dia mais viva e ativa”, diz Marília, que se apresenta como um dos principais nomes da oposição ao Governo do Estado.