A comunidade do Pau Santo, zona rural sul do município de João Alfredo, esteve em festa no início da tarde desta quinta-feira (27), quando a prefeita Maria Sebastiana (PSD) assinou a ordem-de-serviço para o início dos serviços da cobertura metálica da Quadra Esportiva Alípio José Dias, anexa à Escola Municipal João Ferreira da Silva.
O evento contou com as presenças dos vereadores Zeca Falcão(PTB), José Silvino (DEM), David Santos (PTB), Dezinho Júnior (PTB), Walque Dutra (PTB) e Leide da Melancia (PP), além dos secretários municipais Alessandra Santos (Educação), Severino Souza (Agricultura), Josevaldo Santana (Administração), Rodrigo Lima (Assistência Social) e Solange Chaves (Mulher). Também professores, estudantes, funcionários e o povo em geral.
A obra tem o custo estipulado em R$ 288 446,81 através de uma parceria envolvendo o Governo Federal (Ministério do Esporte/Caixa Econômica Federal) e Prefeitura Municipal de João Alfredo. A benfeitoria vai valorizar o espaço e melhorar as condições para o desenvolvimento de atividades esportivas.
O espaço é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças e dos jovens, pois possibilita o desenvolvimento das potencialidades e das habilidades sejam elas motoras, cognitivas ou afetivas.
A quadra poliesportiva é necessária não somente para fins esportivos como a pratica de futebol, basquete, vôlei, handebol, dança, dentre outras modalidades, mas é uma importante ferramenta pedagógica, pois ela possibilita a inclusão da comunidade local, seja através do aspecto cultural como festivais, gincanas, apresentações folclóricas juninas festejos natalinos comemorações dias das mães e dentre outras apresentações, como nas manifestações dos próprios alunos da instituição, através de debates, apresentações de trabalhos, feira de ciência, matemática, seminários, palestras dentre outros.
Toda a comunidade escolar está animada com a novidade. O gestor da Escola Municipal João Ferreira da Silva, professor Manoel Mariano Neto, comemora e afirma que a obra trará um impacto positivo na aprendizagem do alunado, principalmente pelo fato de haver o potencial para criar vínculos afetivos e possibilitar um ambiente facilitador para o desenvolvimento social, além de estabelecer ou restabelecer valores como preservação e valorização de um espaço público.
A Escola João Ferreira agradece ao professor Josimar (Mê) e a Orquestra Sociedade Musical Aderito Vitorino, da cidade de Salgadinho, pela brilhante apresentação no evento.
Fotos: PMJA