Manifestantes favoráveis ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniram em uma marcha no Distrito Federal, na tarde de hoje, em apoio ao registro da candidatura do político à Presidência da República.
Por volta das 14h15, o grupo reunido no estádio Mané Garrincha começou a descer o Eixo Monumental – principal via do centro de Brasília – em direção à Esplanada dos Ministérios. Neste horário, a PM calculava cerca de 3,7 mil pessoas no ato, e os organizadores, cerca de 10 mil.
O protesto chegou a interditar o Eixo Monumental no sentido Rainha da Paz mas, pouco tempo depois, atravessou o canteiro para o sentido oposto.
Por volta das 15h, as seis faixas do Eixo Monumental estavam ocupadas no sentido Buriti-Esplanada. Nesse horário, os manifestantes se espalhavam por cerca de 2 km, do Centro de Convenções Ulysses Guimarães até a rodoviária do Plano Piloto.
De acordo com os manifestantes, a marcha deve seguir até a sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a cerca de 6 km do estádio Mané Garrincha. A ideia é manifestar apoio ao registro da candidatura de Lula, que deve ser protocolado no tribunal no fim da tarde. (Magno Martins)