De acordo com o último levantamento da Organização Mundial de Meteorologia (OMM) divulgado nesta terça-feira (5) mais de cinco bilhões de pessoas poderão ter dificuldade de acesso à água em 2050.
Segundo o último relatório realizado em 2018, já eram 3,6 bilhões que não tinham acesso suficiente à água por pelo menos um mês. Ainda de acordo com os dados, nos últimos 20 anos, o armazenamento de água no solo ter diminuído um centímetro por ano, tendo em conta a superfície, o subsolo, mas também a umidade do solo, neve e o gelo.
Para integrantes da Organização, é fundamental investir em sistemas que permitam melhor gestão dos recursos, bem como em sistemas de alerta precoce. Cerca de 60% dos serviços meteorológicos e hídricos nacionais – responsáveis pelo fornecimento de informações e alertas às autoridades e ao público em geral – “não dispõem de toda a capacidade necessária para prestar serviços climáticos ao setor das águas”, aponta a OMM.
O relatório mostra também que pouco mais da metade dos países, os sistemas de previsão e de alerta para a seca são inexistentes ou inadequados bem como os sistemas de previsão e alerta para enchentes de rios.