Fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mês passado? Pois você poderá concorrer a 13.346 vagas em graduações oferecidas no Estado, em 2016, por cinco instituições públicas de ensino. As opções, disponibilizadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação, estão distribuídas no Recife, em duas cidades da Região Metropolitana (Cabo de Santo Agostinho e Camaragibe) e em mais 11 municípios do interior. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) oferta mais da metade desse total. Serão 6.972 vagas (410 a mais em relação a este ano).
As inscrições para o Sisu, realizadas online, só acontecerão em janeiro. As notas do Enem vão ser liberadas na primeira semana do ano, se o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, mantiver o prazo anunciado quando fez o balanço do Enem, em 25 de outubro. Os estudantes pernambucanos, assim como todos os outros brasileiros que fizeram o exame nacional, poderão disputar vagas em qualquer universidade participante do sistema.
A UFPE aumentou a oferta de vagas no Sisu (de 6.562 para 6.972), embora não tenha criado nenhuma nova vaga. O acréscimo se justifica por causa da migração de 40 vagas do bacharelado em química, de 310 do grupo das engenharias CTG e de 40 de engenharia civil de Caruaru, que deixam de ser preenchidas por meio de vestibular. Há também a inclusão de 20 vagas de comunicação social de Caruaru, que este ano usou apenas a nota do Enem no processo seletivo.(Jornal do Commercio)