Construir uma fábrica de carros não envolve somente os custos que a montadora terá com a realização das obras. É preciso escolher bem a região — gastos portuários, de logística e transporte estão entre os maiores do segmento –, bem como definir fornecedores e encontrar mão-de-obra qualificada.
Vamos à lista:
Divulgação
1. HYUNDAI, ULSAN, COREIA DO SUL: maior fábrica do mundo tem até porto próprio
A maior fábrica do planeta não é da Toyota, que é a maior montadora em vendas. O posto é da Hyundai, sexta colocada no geral. A sede, localizada em Ulsan, cidade litorânea da Coreia do Sul, é capaz de produzir um automóvel a cada dez segundos (até seis mil carros por dia), entrega 2/3 da produção global do grupo e concentra cinco linhas de montagem para carros compactos, médios e grandes, SUVs, caminhões e implementos. O local tem até seu próprio porto.
Marca: Hyundai.
Localização: Ulsan, Coreia do Sul.
Tamanho: 5.000.000 m².
Empregos (diretos): 34.200.
Capacidade de produção: 1,5 milhões de unidades/ano.
Continua…
Divulgação
2. FIAT, BETIM, BRASIL: segunda maior fábrica do mundo é a maior do Brasil
Inaugurada em 1976, após três anos de negociações com o governo brasileiro, a sede da Fiat no Brasil fica em Betim, cidade encostada na capital de Minas Gerais, Belo Horizonte. Apesar de gigante (é a maior fábrica do Grupo Fiat no planeta), pode considerada “pequena” perto da fábrica da Ulsan — para se ter uma noção, a unidade de Betim tem área de 701.696 m², sete vezes menor que a coreana.
Marca: Fiat.
Localização: Betim (MG), Brasil.
Tamanho: 701.696 m².
Empregos (diretos): 19.000.
Capacidade de produção: 950 mil unidades/ano.
Divulgação
3. VOLKSWAGEN, WOLFSBURG, ALEMANHA: maior fábrica da Volks é sua própria matriz
Apesar da imensidão da fábrica da Volkswagen na Rodovia Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP) — são 1,6 milhão de m² no total e 990 mil m² de área construída –, a maior unidade produtora da fabricante alemã é mesmo a sede, em Wolfsburg (Alemanha), onde ficam também executivos como o todopoderoso CEO Martin Winterkorn. Se SBC entrega 400 mil unidades anualmente, a fábrica alemã é capaz de gerar mais de 800 mil carros.
Marca: Volkswagen.
Localização: Wolfsburg, Alemanha.
Tamanho: 6.500.000 m².
Empregos (indiretos): 57.740 (Volks não divulga oficialmente o número de empregos diretos).
Capacidade de produção: 807 mil/ano (apenas da marca Volks).
Divulgação
4. MARUTI SUZUKI, GURGAON, ÍNDIA: Índia é outro mercado emergente
A maior fábrica da japonesa Suzuki não fica em seu país de origem. Este posto é da unidade da Índia e sua subsidiária local, Maruti Suzuki. Instalada no município de Gurgaon, nos subúrbios de Nova Déli, produz quase 700 mil veículos anualmente.
Marca: Maruti Suzuki.
Localização: Gurgaon, Haryana, Índia.
Tamanho: 370.000 m².
Empregos (diretos): 12.500.
Capacidade de produção: cerca de 692 mil unidades/ano.
Getty Images
5. IKCO, TEERÃ, IRÃ: marca iraniana usa chassi antigo da Peugeot e tem 5ª maior fábrica
Uma fabricante de automóveis iraniana é dona da quinta maior fábrica do mundo. Fundada em 1962, a Iran Khodro, ou simplesmente IKCO, é a principal montadora do país. Curiosamente, sua sede produz modelos que utilizam bases de veículos já descontinuados, na maioria dos casos: os antigos Peugeot 206 e 405 e até mesmo o Dacia Logan anterior são feitos ao lado de caminhões e ônibus.
Marca: ICKO.
Localização: Teerã, Irã.
Tamanho: 400.000 m².
Empregos (diretos): 12.000.
Capacidade de produção: até 688 mil unidades/ano.
Divulgação
6. SUZUKI, SHIZUOKA, JAPÃO: esta planta da Suzuki é maior fábrica de carros do Japão
Novamente a Suzuki aparece na lista, mesmo estando longe de ser a marca japonesa mais vendida no mundo. A sede da região de Kosai, na província de Shizuoka (em Chubu, na ilha Honshu), no Japão, produz apenas veículos de passeio, entre eles os modelos compactos da Suzuki, como o Swift (que também é feito na unidade de Sagara e na Hungria).
Marca: Suzuki.
Localização: Kosai, Chubu, Japão.
Tamanho: 468.000 m².
Empregos (diretos): 2.519.
Capacidade de produção: até 688 mil unidades/ano.
Divulgação
7. FIAT, TICHY, POLÔNIA: unidade polonesa da Fiat produz o compacto 500
Em atividade desde 1975, apenas um ano antes que a filial de Betim, a fábrica de Tichy (Polônia) só passou totalmente para as mãos da Fiat em 1992. Antes, era responsável pela produção em série de veículos de outras montadoras, entre elas a Ford e a GM. Especializado na produção de modelos compactos, o local é responsável pela fabricação do Fiat 500, do Ford Ka europeu (essa divisão com a Ford ficou como “herança” do período anterior) e do Lancia Ypsilon.
Marca: Fiat.
Localização: Tichy, Polônia.
Tamanho: 320.000 m².
Empregos (diretos): 4.300.
Capacidade de produção: cerca de 560 mil unidades/ano.
Divulgação
8. HYUNDAI, IRUNGATTUKOTTAI, ÍNDIA: fábrica indiana produz 550 mil carros/ano
Além do colosso de Ulsan, a Hyundai figura novamente na lista com (vamos lá, diga em voz alta) Irungattukottai, vilarejo da região de Tamil Nadu, distrito de Kanchipuram, na Índia. Inaugurada em 1996, a segunda maior fábrica de carros do país é responsável pela fabricação de diversos carros de passeio, que são oferecidos aos mercados asiático, da África, do Oriente Médio e Austrália.
Marca: Hyundai.
Localização: Irungattukottai, Índia.
Tamanho: 300.000 m².
Empregos (diretos): 6.000.
Capacidade de produção: 550 mil unidades/ano.
Divulgação
9. CHANGAN, XUNQUIM, CHINA: maior fábrica da Changan produz 525 mil unidades/ano
A primeira fabricante chinesa a entrar nessa lista não é a JAC nem a Chery — as duas maiores no Brasil –, mas a Changan, que por aqui já atendeu pelo nome de Chana. A empresa possui em Xunquim, maior metrópole interiorana da China, uma fábrica em sociedade com Ford e Mazda capaz de produzir até 525 mil carros.
Marca: Changan Ford Mazda Co.
Localização: Xunquim, China.
Tamanho: 323.516 m².
Empregos (diretos): 7.629.
Capacidade de produção: 525 mil unidades/ano.
Divulgação
10. GM/SAIC/WULING, LIU-CHOU, CHINA: nova fábrica é a décima maior do mundo
Em dezembro passado, a General Motors oficializou uma joint-venture com as empresas chinesas Saic e Wuling (fabricantes até então de comerciais leves). A nova fábrica do trio, com sede em Liu-chou, no sudoeste da China, começou a fazer automóveis de passeio sob emblemas da Wuling e da Baojun e aposta alto: vender 2 milhões de carros por ano, incluindo vendas locais e na Indonésia.
Marca: GM Saic Wuling Co.
Localização: Liu-chou, China.
Tamanho: 380.000 m².
Empregos (diretos): cerca de 10 mil.
Capacidade de produção: 500 mil unidades/ano.
André Deliberato
Do UOL, em São Paulo (SP