O autor fez o lançamento deste livro no mês passado, na Academia Brasileira de Livros. A publicação já está disponível para compra nas livrarias e nas redes sociais especializadas de todo o Brasil.
O lançamento da editora CRV, de Curitiba, mostra a trajetória de Maciel, que se confunde com Brasília. No exercício de todos os seus mandatos, em 50 anos de atividades, o político prestou grandes serviços ao Brasil.
Na relação com Brasília, Marco Maciel foi deputado federal, presidente da Câmara dos Deputados, ministro da Educação e da Casa Civil, senador da República por 24 anos e vice-presidente da República por oito anos.
Neste período, ocupou a Presidência da República por 86 vezes, nas ausências do então presidente Fernando Henrique Cardoso.
O livro traz um depoimento de FHC, que diz que Maciel foi um vice leal, discreto e eficiente, que nunca conspirou. “O vice dos sonhos de qualquer presidente”, afirmou.
Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que prestará uma homenagem ao biografado, ao lado dos demais 80 senadores, deputados federais, ministros, outras autoridades e a família de Marco Maciel, escolheu como cenário o Salão Nobre do Senado.
A família de Marco Maciel, formada pela viúva Anna Maria Maciel e os filhos Gisela, Cristiana e João Maurício, que já confirmou presença, ficou extremamente feliz com a escolha do local.
A mesma alegria e emoção teve com a iniciativa do senador Fernando Dueire (MDB), substituto de Jarbas Vasconcelos, que se aposentou, de homenagear Marco Maciel com uma sala das comissões técnicas do Senado em seu nome.
Magno Martins é hoje o blogueiro mais influente do Nordeste e tem profunda ligação com Brasília, onde estreou como repórter político na redação do Correio Braziliense, na década de 80.