Emmanuel Macron assumiu ontem (14) a presidência da França com a vontade de relançar a construção de uma Europa forte que ofereça proteção perante os riscos da globalização e que apresentou como o eixo de sua política para garantir que o país continue sendo uma das grandes potências mundiais. As informações são da agência de notícias EFE.
Macron fez da União Europeia em seu discurso inaugural uma das prioridades de seu mandato, como já havia dito durante a disputa que manteve na campanha eleitoral com a líder ultradireitista, Marine Le Pen. O novo presidente prometeu que a Europa “será fundada e relançada” porque “nos protege e nos permite projetar no mundo nossos valores”.
O presidente terá uma primeira chance para demonstrar sua vontade na viagem inaugural ao exterior, amanhã pela tarde, para se encontrar em Berlim com a chanceler alemã, Angela Merkel. A boa relação franco-alemão será uma condição de partida para sua ideia de alcançar “uma Europa mais eficaz, mais democrática, mais política”, que constitui “um instrumento da potência e da soberania” da França.
Continua…