Por Luís Corrêa – O município de Machados, no agreste setentrional de Pernambuco, comemorou, entre os dias 28 a 31 de janeiro, a Festa de São Sebastião, padroeiro da cidade. Todos os protocolos sanitários contra a Covid-19 foram seguidos, preservando as vidas de todos os devotos que foram prestigiar as homenagens a São Sebastião. Dentre os destaques das festividades, estava a “Primeira Feira de Artesanatos e Culinária”, realizada em frente ao mercado multicultural, no centro de Machados.
Com produtos derivados da banana, principal fonte de renda dos machadenses, a feira conseguiu dar um incremento na economia da cidade, como explica Juarez Rodrigues (PSB), prefeito de Machados. “Foi uma festa maravilhosa, na medida do possível, apesar de vivermos ainda a pandemia da Covid-19. Seguimos todos os protocolos sanitários contra o vírus e conseguimos realizar mais uma festa. Além, claro, de movimentar a nossa economia com a feira de artesanatos e culinária. Conseguimos valorizar os trabalhos desenvolvidos pelo povo através da banana”, explicou o prefeito.
Juarez ainda ressaltou os investimentos na área da saúde, como também, no cultivo de uma nova fruta bem comum na cidade : a Pitaya. “Conseguimos aumentar os atendimentos médicos, principalmente nos finais de semana, quando ocorria algum chamado para a capital e acabava ficando sem assistência. Mas trouxemos esses atendimentos aos machadenses principalmente nesses dias”, comentou.
“E sobre a Pitaya, Machados acabou virando um produtor desse fruto. Mais uma renda para o povo! Cada vez que a população vai cultivando e exportando os produtos agrícolas, nossa economia vai aumentando cada vez mais. Isso é maravilhoso para todos nós”, concluiu Juarez da Banana.