Como dizia o ex-governador mineiro Magalhães Pinto, “política é feito as nuvens; mudam de lugar a todo tempo”. E na cidade de Machados, Agreste pernambucano, não poderia ser diferente.
Ferrenhos adversários nas eleições de 2012, o atual prefeito Argemiro Pimentel (PT) e o ex-prefeito José Francisco – Biró (PP), esqueceram as desavenças da campanha política e firmaram acordo em praça pública da cidade, na noite da última segunda-feira (dia 1º). Para marcar o fato considerado bombástico da política machadense nos últimos dias, houve passeata de populares e lideranças pelas principais ruas da cidade, sob pipocar de fogos e muitas saudações. Biró foi o candidato derrotado pelo prefeito Argemiro Pimentel em 2012, e contou com o forte apoio do então prefeito Cido Plácido.
Machados já respira ar eleitoral para 2016. De um lado o atual prefeito tocando a gestão municipal e arregimentando forças para o embate que se aproxima. Do outro, o ex-prefeito Cido Plácido, que promete resgatar o comando do município, incentivado principalmente pelas vantagens que seus candidatos a deputado federal e estadual impuseram sobre os disputantes da situação, no pleito deste ano.
Nos bastidores políticos, a informação é de que Biró se achava “escanteado” no grupo da oposição. Já uma nota enviada pela assessoria de Imprensa de Machados, deixa entender que a mudança de lado do então opositor se deu como forma de reconhecimento à gestão de Pimentel. “O progresso é impossível sem transformação. Aqueles que não conseguem mudar as suas mentes não conseguem mudar nada. A transformação é apenas para os vencedores”, disse o prefeito Argemiro Pimental em sua saudação ao novo aliado político.
Através do Facebook, na terça-feira (2), o ex-prefeito Cido Plácido emitiu a seguinte nota, acerca do rompimento do ex-vice-prefeito Biró como seu grupo político: “Quero dizer aos nossos amigos e amigas, que não me arrependo por todo esforço e dedicação que fiz pra eleger José Francisco- Biró nas eleições de 2012, pois acreditava que podia confiar plenamente e uma pessoa que se dizia ser um irmão pra mim! A ingratidão faz parte da personalidade de alguns e eu não via isso nele até ontem (01). Porém, peço desculpas ao povo que votou em Biró, pois todos, juntamente comigo, foram enganados. Mas isso não nos deixa tristes, muito pelo contrário, só agradeço à Deus por ele ter revelado que nunca foi meu amigo, nem do povo. Estive com ele nos bons e maus momentos, como na morte da sua mãe. Enquanto aqueles que hoje ele está junto, badernavam e zombavam da sua derrota, eu e muitos amigos estávamos ao seu lado, dando-lhe um apoio sério e verdadeiro. O melhor de tudo, é que ele foi, mas o povo ficou mais firme e mais forte. Abraços a todos e estamos mais fortes e aguerridos pra batalha vindoura!”
O ex-vice-prefeito Biró até o presente não emitiu parecer sobre as declarações do ex-prefeito Cido Plácido, acerca de sua recente tomada de posição política em Machados.
Foto: Blog do Agreste