Machados e Salgadinho comemoram aniversário de emancipação política

MACHADOS

Machados é um município brasileiro situado na mesorregião do Agreste Setentrional  e microrregião do Médio Capibaribe do estado de Pernambuco. Sua população atual é de 15.571 habitantes, com área total de 60,04 km/2 e está a 81,27 km da capital. Limita-se ao norte e a oeste com Orobó, ao sul com São Vicente Férrer, ao sudeste com Bom Jardim e a leste com Vicência. Seu atual prefeito é Argemiro Pimentel (PSB)

Referencial histórico

Machados está situado em terras do antigo Engenho Bom Destino, que pertencia ao município de Bom Jardim. Pela proximidade ao Engenho Machado (propriedade de uma família de mesmo nome), o nosso município recebeu o nome Machados. O marco zero, localiza-se onde atualmente está edificada a Igreja Evangélica Congregacional. A primeira casa, construída por Manoel João Rodrigues do Nascimento, no ano de 1890 e, lhe serviu de residência e ponto comercial. Tal fato, despertou a atenção de outras pessoas, que começaram a construir novas casas, iniciando, assim, a Vila Machados. A partir de sua fundação o povoado cresce e é elevado a categoria de vila. Em 10 de outubro de 1917 realiza-se a primeira feira livre, que resistindo às pressões de alguns políticos da região, foi se firmando e atraindo a atenção dos comerciantes das comunidades vizinhas, que aqui instalavam suas barracas a fim de comercializarem seus produtos.

  • Lei Estadual 4994, de 20 de dezembro de 1963, Art. 1º:

Fica criado o município de Machados, desmembrado do município de Bom Jardim, cuja sede será a do atual distrito de mesmo nome, que será elevado à categoria de cidade.

  • Decreto-lei Estadual nº 61, de 5 de agosto de 1969, Art. 7º:

Ficam transformados em termos, das comarcas a que pertencem, os seguintes distritos: … 25 – Machados. (wikipedia)

Salgadinho-PE

 SALGADINHO

O município de Salgadinho, de 88 km/2 e população de 10.919 habitantes, localiza-se na microrregião do Agreste Setentrional e na mesorregião do Médio Capibaribe do estado de Pernambuco, estando a 84 km da capital. Limita-se ao norte com João Alfredo, ao sul com Passira, a leste com Limoeiro e a oeste com Surubim. O seu atual prefeito é José Soares da Fonseca – “Zé de Veva” (MDB). 

Referencial histórico

Ao final do século XVIII, as terras do atual município de Salgadinho era uma fazenda pertencentes à família Alves Camelo, seus primeiros habitantes. Por volta de 1780, o patriarca João Idelfonso Alves Camelo construiu uma capela dedicada a Nossa Senhora das Dores, com uma imagem da pedra, medindo 1,5 m de altura sobre o altar. No entorno desta capela surgiu o povoado e a lenda sobre o sino da igreja. A lenda conta que ao final da construção, faltava o sino. Um grupo de tropeiros com os burros carregados parou no local para descansar, em frente à casa grande e à capela. Ao retomar a viagem, recarregavam os burros quando observaram que o sino que traziam estava muito pesado. Sem conseguir levantar o sino, os tropeiros decidiram vendê-lo à família Alves Camelo. Após a partida dos tropeiros, o sino foi erguido sem dificuldade e conduzido à capela, o que foi considerado um milagre.

O distrito de Salgadinho era parte do território de Bom Jardim. Com a criação do município de João Alfredo, Salgadinho passou a ser distrito da nova cidade. Foi elevado à categoria de município com a denominação de Salgadinho, pela lei estadual nº 4974,de 20 de dezembro de 1963. (wikipedia)