Diário de Pernambuco – O presidente Luíz Inácio Lula da Silva (PT) chega a Pernambuco hoje (6) para uma série de agendas. Às 16h, ele visita o Polo Automotivo Stellantis, em Goiana, responsável pela produção de mais de 1,4 milhão de unidades de quatro modelos de veículos.
A visita acontece na Semana do Meio Ambiente, e a Stellantis, no município da Mata Norte, lidera o ranking mundial no índice Green Factory, reunindo as melhores práticas de gestão ambiental, a partir de indicadores como o total de resíduos gerados, recuperação de resíduos, consumo total de água e emissões de gases de efeito estufa (CO2).
O Governo Federal anunciou recentemente corte de impostos para reduzir, em até 10,96%, o preço de carros de até R$ 120 mil. O objetivo é que veículos novos possam voltar a custar menos de R$ 60 mil.
Na quarta-feira (7), às 9h30, no Centro Comunitário da Paz (Compaz) Ariano Suassuna, no Recife, o presidente estará à frente da cerimônia de lançamento do novo programa Farmácia Popular. Logo em seguida, por volta 11h30, segue para o município do Paulista, onde visita e inaugura o Campus do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).
Para o deputado federal Carlos Veras (PT), o retorno é simbólico para o lançamento de políticas em áreas que têm sido apontadas como estratégicas para o país, como saúde, educação, meio ambiente e geração de emprego.
“O Programa de Aquisição de Alimentos foi retomado e fortalecido, e o lançamento aconteceu aqui. O Brasil voltou a ter um presidente preocupado em melhorar a vida da população. O governo do presidente Lula está trabalhando para recuperar os anos perdidos, está reconstruindo o Brasil, cuidando da saúde da população, da educação, criando oportunidades de emprego e melhorando a renda das famílias”, opinou Veras, vice-líder do PT na Câmara.
Farmácia Popular
“O programa vai ser expandido, focando também na saúde da mulher e de outras populações vulneráveis, como as populações indígenas e beneficiários do Bolsa Família. O objetivo é garantir que todos possam cuidar da sua saúde e que possam utilizar os recursos financeiros da família para outras necessidades”, disse veras.
Segundo ele, o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teria efetuado cortes de quase 60% no orçamento do programa pra 2023. “O Farmácia Popular foi desmontado nos últimos anos. [..] O programa é fundamental para famílias de baixa renda, garantindo de forma gratuita medicamentos para diabetes, asma e hipertensão e subsidiando muitos outros. E ele volta agora ainda melhor.”