A nota do deputado Silvio Costa (AVANTE) candidato ao senado na chapa de Marília não veio a público à toa. Ele estava falando em nome de alguém. Alguns interlocutores que estiveram com Lula esta semana, disseram que ele está uma arara com o PSB. “Se eu não estivesse aqui, duvido que o PSB estaria fazendo o PT de palhaço”. Lula não tem escondido de quem o vai visitar que está desgostoso com o PSB que quer apenas receber, mas não quer dar nada em troca.
Segundo um aliado em reserva, Lula chegou a dizer que precisa do apoio do PSB a sua candidatura e não de apoio de Paulo Câmara. “Que eu saiba quem tá precisando de votos é ele e não eu” disse o ex-presidente que ainda reclamou do PC do B e demais siglas que estariam “em cima do muro” com relação ao apoio do PT. Neste momento em que escrevo a coluna chega a informação de que o PSB adiou a sua decisão para uma data próxima da convenção. O partido está dividido: Entre Ciro, Lula e a neutralidade. Já se levantou uma nova corrente dentro do partido de militantes que querem convencer Joaquim Barbosa, ex-STF, a disputar a presidência.
O adiamento da decisão só faz confirmar uma coisa que todos sabem: O PSB já derrotou a ideia do governador Paulo Câmara, pois se o mesmo tivesse votos suficientes na legenda não teria motivos para tal adiamento e já teria mandado a candidatura de Marília Arraes para às cucuias. O PSB pode ter estendido o prazo para si próprio, no entanto, para o PT o prazo se encerra hoje: dia 26. E a Presidente do PT, Gleisi Hoffmann, precisa levar alguma decisão para Lula.
Já no início de Julho, Lula teria externado o desejo de ter Marília como candidata a governador por Pernambuco. E esta semana, ele está uma arara com o PSB que está fazendo de palhaços diversos petistas e inclusive ele. Embora os olhares dos pernambucanos estejam voltados para Pernambuco, na figura de Marília Arraes, o PSB ainda atrapalha os projetos da senadora Fátima Bezerra no Rio Grande do Norte. Lula já decidiu por Marília, e na pior das hipóteses, ele terá dois palanques em Pernambuco e ponto final. (Blog Silvinho Silva)