Diário de Pernambuco
A Semana do Brasil, campanha lançada pelo governo federal em 2019 para aquecer as vendas durante a semana que se comemora a independência do país, começa nesta quinta-feira e segue até o dia 13 de setembro. Em Pernambuco, lojas do comércio tradicional do Centro e de rua e dos shoppings vão aderir à iniciativa, incluindo vários segmentos, como alimentação, eletroeletrônicos e eletrodomésticos. A expectativa é incrementar as vendas no comércio local, quando os efeitos negativos da pandemia ainda são sentidos. Porém, justamente pelo momento atípico, entidades que representam o setor não conseguem mensurar em quanto a campanha pode alavancar as vendas neste ano.
Segundo Cid Lobo, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL-Recide), a campanha é elaborada de forma nacional e que não tem interferência direta das entidades locais. “A CDL recomenda que os lojistas fiquem à vontade para aderir ou não. Quem puder fazer promoção, é bom que faça, mas não temos participação direta na organização. A gente distribui o material para quem quiser saber o que é e como aderir. Até porque, com certeza, tudo que puder ser feito para motivar os clientes, é válido”, explicou.
Ele acredita que haverá uma maior adesão das grandes redes varejistas, justamente por se tratar de uma campanha nacional, e que elas podem acabar incentivando o consumo. “Elas têm a orientação nacional e também poder para fazer promoções. Se as vendas já eram difíceis antes, agora fica mais difícil com a pandemia, mas sempre aumenta. Até porque o cliente está desatento, começa a ver as propagandas das grandes redes e acaba buscando”, complementou.
Os shoppings pernambucanos também vão aderir à Semana do Brasil, sendo cada um com uma campanha específica. Os descontos podem chegar a até 70% em vários segmentos, como vestuário, calçados, acessórios, alimentação, perfumaria, cosméticos, tecnologia e eletroeletrônicos. Paulo Carneiro, presidente da Associação Pernambucana de Shopping Centers (Apesce), espera resultados positivos. “Em Pernambuco, os clientes vão poder encontrar promoções e boas oportunidades na primeira ação de impacto do varejo pós-quarentena da pandemia. Os shoppings estão preparados, mantendo a atenção aos protocolos de segurança sanitária e de fluxo de pessoas”, pontuou, em nota.
Campanha dos shoppings em Pernambuco:
Shopping Recife
O Shopping Recife vai aderir à Semana do Brasil, com sinalização no centro de compras e nas lojas em relação às ofertas.
Shopping Tacaruna
No Shopping Tacaruna, os descontos chegam até 64%. Entre os participantes, há lojas de vestuário, calçados, acessórios, alimentação, perfumaria e cosméticos.
Shopping Guararapes
Os clientes do Shopping Guararapes vão contar com praticamente 90% das lojas ofertando descontos nos segmentos de vestuário, calçados, infantil, tecnologia, alimentação, infantil e eletroeletrônicos.
Plaza
No Plaza, as promoções vão abranger produtos como vestuário adulto e infantil, calçados, acessórios, perfumaria, cosméticos e serviços de estética e beleza. As lojas estarão com descontos de até 50%. A Vitrine Online do Plaza vai exibir as principais ofertas.
Boa Vista
O Shopping Boa Vista, no centro do Recife, participa da ação com foco na divulgação de produtos e descontos em suas plataformas digitais, facilitando ao público já se planejar e escolher o que comprar antes de ir ao centro de compras.