Cerca de 250 pessoas passaram pela “The Street Store Recife”, iniciativa criada para doar roupas e sapatos a moradores de rua e pessoas de baixa renda, realizada na capital, no final de semana. Uma nova edição deve ser realizada em breve.
A ideia surgiu depois que Joás da Silva Bezerra, um dos organizadores da iniciativa, recebeu um vídeo sobre uma loja de rua existente em um país africano. Para tentar reproduzir a ideia no Recife — reunir as doações e fazer com que os interessados pudessem entrar, escolher o que quisessem e levar para casa sem pagar nada — ele chamou os amigos para serem voluntários.
Juntos, eles começaram a pensar em como esse desejo poderia se tornar realidade. O grupo criou uma página para o evento em uma rede social e passou dois meses pedindo doações. O resultado surpreendeu: foram arrecadadas cerca de 6 mil peças para homens, mulheres e crianças.
“Valeu muito a pena. A gente estava um pouco nervoso porque era a primeira vez, sem saber se ia dar certo ou não, então estava todo mundo um pouco tenso. Para mim, acredito que foi muito bom. A gente tem muito para aprender, algumas coisas a gente viu que não dá para fazer desse jeito. Vamos fazer diferente nas próximas, mas foi um ótimo aprendizado”, comentou Joás.
O evento aconteceu no último domingo (26), na Praça da Independência, no Centro do Recife. Uma longa fila se formou na frente da loja, e não houve confusão: uma pessoa entrava de cada vez e, com a ajuda dos vendedores voluntários, escolhia o que queria.
Como muitas peças ficaram nas prateleiras, o grupo de amigos pretende fazer mais uma edição da loja solidária. No entanto, a data ainda não foi escolhida. (G1-PE)