1 Chegou o dia de Pentecostes e estavam todos reunidos naquele mesmo lugar. 2 De repente veio do céu um barulho que parecia o de um furacão: invadiu toda a casa onde estavam reunidos. 3 Então, lhes apareceram línguas como se fossem de fogo, que se dividiram e pousaram sobre cada um deles. 4 Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os impelia a que se exprimissem. 5 Ora, estavam morando então em Jerusalém judeus, homens piedosos, provenientes de todas as nações que existem debaixo do céu. 6 Quando se deu aquele barulho, ajuntou-se muita gente, pasmada, porque cada pessoa os ouvia falar em sua própria língua. 7 Desorientados e admirados, eles diziam: “Mas não são galileus todos esses que estão falando aí? 8 Então como é que cada um de nós ouve falar em sua língua materna? 9 Partos, medos, elamitas e os habitantes da Mesopotâmia, da Judeia e Capadócia, do Ponto e da província da Ásia, 10 da Frígia e da Panfília, do Egito e das regiões da Líbia vizinhos de Cirene, bem como os romanos residentes aqui, 11 judeus e os seguidores de sua religião, cretenses e árabes — todos os ouvimos proclamar as maravilhas de Deus em nossas próprias línguas”.
Salmo: Sl 103(104),1ab.24ac.29bc-30-31.34 (R/. 30)
R. Enviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda a face renovai.
1 Bendize o teu Senhor, ó minha alma! Ó meu Deus e Senhor, tu és, tão grande! De glória e de esplendor estás vestido.
24 Numerosas, Senhor, as tuas obras. Quanta sabedoria em todas elas! Enchem a terra as tuas criaturas!
29 Se escondes tua face, eles se assustam; se retiras teu sopro, eles fenecem; voltam de novo ao pó de onde vieram. 30 Envias teu espírito, e renascem, e eis que a face da terra tu renovas. 31 Que a glória do Senhor sempre perdure, alegre-se o Senhor por suas obras!
34 Possam minhas palavras agradar-lhe, pois tenho no Senhor minha alegria!
Segunda Leitura: 1Cor 12,3b-7.12-13
3 Por isso eu vos declaro: quando fala sob a ação do Espírito de Deus, ninguém diz “maldito seja Jesus” e ninguém pode dizer “Jesus é o Senhor” sem estar sob a ação do Espírito Santo. 4 São vários os dons espirituais, mas o Espírito é o mesmo. 5 E os ministérios são vários, mas o Senhor é o mesmo. 6 As obras também são várias, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos. 7 A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem de todos 12 Realmente, assim como o corpo é um só, embora tenha muitos membros, e todos os membros do corpo, apesar de serem muitos, não formam senão um só corpo, assim é também com Cristo. 13 Porque, judeus ou gregos, escravos ou livres, todos nós fomos batizados num só Espírito, para formar um só corpo e todos bebemos de um só Espírito.
Evangelho: Jo 20,19-23
19 Na tarde do mesmo dia, que era o primeiro depois do sábado, os discípulos estavam reunidos com portas fechadas, por medo dos judeus. Então Jesus entrou, ficou no meio deles, e disse: “A paz esteja convosco!”. 20 Dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Quando os discípulos viram o Senhor, ficaram cheios de alegria. 21 Então Jesus lhes disse de novo: “A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio”. 22 Depois destas palavras, soprou sobre eles e lhes disse: “Recebei o Espírito Santo. 23 Aqueles a quem perdoardes os pecados, serão perdoados; aqueles a quem retiverdes, serão retidos”.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 – Ano B – São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Dimas Santos.com.br © 2018 | Todos os Direitos Reservados. Hospedado por: HDBRSites