Lei do Pau de Arara: caminhão que leva romeiros agora é patrimônio cultural e imaterial do Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na última segunda-feira (1/8), no Palácio do Planalto, lei que transforma o uso do “pau de arara” — nome dado aos caminhões que transportam romeiros para diversas cidades com o objetivo de participarem de eventos religiosos — em patrimônio cultura e imaterial do Brasil. Nesses veículos, a carroceria do caminhão é equipada com tábuas e uma lona coberta e a boleia costuma ser decorada com imagens religiosas. As informações são do Jornal O Poder. 

“FÉ DO POVO”

Ao assinar a lei, o presidente afirmou que milhões de pessoas utilizam o “pau de arara” em romarias, o que mostra o grande espírito de devoção e fé do povo brasileiro. E destacou o fato de as procissões mais famosas acontecerem no Nordeste, como na região do Nordeste, como as visitas dos romeiros ao padre Cícero em Juazeiro do Norte (CE), ao santuário de São Francisco das Chagas, em Canindé (CE) e em Bom Jesus da Lapa (BA).

PADRE CÍCERO

A lei tem como autor o líder do Governo na Câmara dos deputados, Deputado José Guimarães (CE) e contou com a presença do padre Cícero José da Silva, da Diocese do Crato (CE) que viajou a Brasília especialmente para a ocasião. Lula ganhou de presente em nome dos romeiros uma réplica desse tipo de caminhão e uma imagem do Padre Cícero Romão Batista.