Kalina Rufino propõe o Programa Câmara Itinerante, em Bom Jardim – PE…

Vereadora Kalina Rufino (PSD) na tribuna da CMBJ

Vereadora Kalina Rufino (PSD) na tribuna da CMBJ

A vereadora Kalina Rufino (PSD), que vem se firmando entre os mais atuantes edis do Poder Legislativo bonjardinense, na sessão ordinária realizada na manhã de ontem (24), justificou o Projeto-de-Resolução nº 01/2015, de sua autoria, que institui o Programa Câmara Itinerante, voltado para a interação com a comunidade, buscando atingir objetivos pré-definidos. 

Do acordo com a matéria, as reuniões serão realizadas com a participação de associações de moradores, Ong’s, clubes, sindicatos e escolas públicas ou privadas, juntamente com as assessorias dos vereadores que queiram participar, cabendo as despesas para a Câmara Municipal, em parceria com as entidades e o Poder Executivo Municipal. 

Vez por outra, a reunião parlamentar deve ocorrer em algum bairro, vila ou povoado do Bom Jardim, com retorno ao mesmo local em data a ser estabelecida na reunião itinerante para apresentação das respostas aos encaminhamentos feitos pelos moradores. 

“Além de interagir com as comunidades, discutindo o orçamento participativo, ouvindo os anseios do povo, nós assumimos o compromisso de voltar e mostrar o que pode ser feito em relação às solicitações”, explicou Kalina ao justificar a matéria, considerada polêmica por alguns vereadores da situação. Ela acrescentou ainda que durante a sessão da Câmara Itinerante, representantes de entidades terão espaço para fazer reivindicações.

“O intuito maior da Câmara Itinerante é obter subsídio junto à população para intermediar os seus reais anseios perante o Poder Executivo Municipal ou a quem de direito”, disse Kalina, recebendo apartes de apoio dos edis Manuel Caboclo (PDT) e Genário Henriques (PP). “As pessoas vão poder sugerir, criticar, bem como acompanhar de perto os trabalhos dos vereadores, que não terão mais que se reunir exclusivamente no prédio da Câmara Municipal do Bom Jardim”, acrescentou a pessedista.

A sessão foi presidida pelo vereador Jotinha (PP)

A sessão foi presidida pelo vereador Jotinha (PP)

O vereador Roberto Lemos (PSB), apesar de considerar importante a matéria, sugeriu que a mesma fosse analisada com cautela, uma vez o plenário da Casa Desembargador Dirceu Borges é o local ideal para se debater os pleitos da população bonjardinense.  Por sua vez, o edil José Vitor (PP) declarou-se contrário ao Programa Câmara Itinerante, alegando que poderia haver uma “invasão” de pessoas carentes aos locais das sessões, exigindo remédios, pagamentos de dívidas e outros benefícios. “Na verdade, muita gente aproveitará as sessões, não para solicitar melhorias coletivas às comunidades, e sim, benefícios próprios”, disse Vitor.

20150324_105246

Tida como a Casa do Povo, a Câmara Municipal do Bom Jardim  realiza suas reuniões todas as terças-feiras, a partir das 9h. O dia e horário acaba complicando a vida de quem gostaria de assistir e participar das reuniões, já que a maioria das pessoas está trabalhando ou estudando, o que dificulta o efetivo engajamento popular.

E o projeto pretende mudar justamente isso. O objetivo da iniciativa é deslocar as seções da Câmara para as mais diversas regiões do município, em horários e dias alternativos, envolvendo ainda mais a população.

Pretendendo ampliar a participação popular e o olhar dos vereadores sobre os problemas da cidade, o projeto Câmara Itinerante, da vereadora Kalina Rufino vem como resposta a uma demanda antiga da cidade. Há bastante tempo a população demanda por uma maior aproximação e mais visibilidade em relação às ações dos vereadores por parte das comunidades, deslocando as seções do legislativo para as mais diversas regiões do Bom Jardim, que muitas vezes ficam longe do centro administrativo, onde se localiza o prédio da Câmara Municipal.