Por: Diario de Pernambuco – A Justiça suspendeu a eleição da União de Vereadores de Pernambuco (UVP) por irregularidades no processo de convocação da disputa interna pelo comando da entidade. A comissão eleitoral da UVP, comandada pelo presidente da Câmara Municipal de Gravatá, Léo do Ar (PSDB), publicou, no último dia 17 de fevereiro, edital de convocação no Diário Oficial do Estado para a inscrição das chapas concorrentes, mas sem detalhar o prazo necessário, o que causou a suspensão do processo.
Na liminar, a Justiça reconheceu irregularidades e suspendeu a eleição prevista para a próxima segunda-feira (3). Foi determinado ainda que o prazo para a nova eleição deverá ser publicado com “ampla divulgação” e precisa respeitar um mínimo de 15 dias entre a a data da informação e o início do período das inscrições.
“Ante o exposto, dou provimento ao pedido de tutela de urgência para suspender a assembleia que se realizaria no dia 3 de abril de 2023 para a eleição da Diretoria e do Conselho Fiscal da União dos Vereadores de Pernambuco”, diz um trecho da decisão.
A UVP e a comissão eleitoral têm 15 dias para se pronunciar e tentar recorrer.