Justiça Eleitoral lança campanha para mobilizar redes sociais pelo voto jovem

Por: Marina Dantas – Correio Braziliense – A Justiça Eleitoral promove, entre ontem (18/3) e sexta-feira (22), a Semana do Jovem Eleitor 2024, campanha que visa incentivar adolescentes de 16 a 18 anos, nas redes sociais, a tirarem o título de eleitor para participar ativamente nas próximas eleições municipais, em outubro deste ano. O prazo para cadastramento, serviços como alistamento e transferência de domicílio vão até 8 de maio.
Com o lema “Participe do Festival Primeiro Voto com a Justiça Eleitoral – A sua voz vai fazer história”, a ação pretende conversar de forma mais direta, na internet, com o público-alvo que pode participar das eleições pela primeira vez, mesmo sendo voto facultativo. É possível tirar o título a partir dos 15 anos de idade. O voto, no entanto, só pode ser exercido se a pessoa tiver 16 anos completos.
As redes sociais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) estão mobilizadas, durante estes cinco dias, e contam com a cooperação de organizações da sociedade civil e instituições públicas e privadas.
Até 8 de abril, os novos eleitores podem solicitar a primeira via do documento pela internet, no sistema de Autoatendimento Eleitoral do TSE. Para finalizar a operação, é necessário ir até um cartório eleitoral em 30 dias para a coleta da biometria e assinatura digital. 
  
Criadores de conteúdo
O TSE destaca a importância de tirar as dúvidas dos adolescentes e orienta, aos criadores de conteúdo, que “as mensagens podem conter informações sobre como tirar o título eleitoral, voto facultativo e obrigatório, cadastramento biométrico e a importância da participação da juventude nos processos eleitoral e político”
De acordo com a corte eleitoral, somente nos dois primeiros meses de 2024, cerca de 417 mil jovens entre 15 e 17 anos tiraram a primeira via do título de eleitor.