Betânia Santana/Folha de Pernambuco – Não será por falta de tentativas que o deputado federal Mendonça Filho (União Brasil) ficará fora da base do prefeito João Campos (PSB). Com o caminho pavimentado pelo grupo Coelho, de Petrolina, o gestor do Recife, por iniciativa própria, procurou diretamente o parlamentar. Conversaram durante duas horas e meia. Sobre o Recife, as eleições de 2026, o cenário nacional.
O prefeito aposta que as divergências políticas fiquem para trás, como aconteceu em setembro do ano passado, quando o ex-senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), o deputado federal Fernando Filho, o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho e o deputado licenciado Antônio Coelho, que assumiu a Secretaria de Turismo do Recife, oficializaram apoio ao peessebista. Todos do União Brasil.
Ex-secretário, ex-ministro, ex-governador, Mendonça Filho apoiou Miguel Coelho ao Governo do Estado, no primeiro turno de 2022. No segundo, defendeu a candidatura de Raquel Lyra (PSDB) e Priscila Krause (Cidadania), aliada histórica e ao lado de quem está até hoje. O prefeito e o grupo Coelho sabem do peso político do parlamentar em terceiro mandato. Foram 76.022 votos no último pleito e uma trajetória de forte atuação.
Em março, depois de muitos entraves, o deputado acabou reconduzido ao comando do União no Recife e vem mantendo com os Coelho uma relação afinada. O grupo, que comunicou os passos da composição com João Campos no ano passado, torce para que todos estejam juntos em breve. Continuam trabalhando para isso e respeitando qualquer que seja a decisão do parlamentar, que já avisou haver o tempo certo para anunciar os caminhos a seguir.
O União Brasil tem o terceiro maior tempo de rádio e TV. Perde apenas para o PL e para o PT.